LIVROS
RESUMO
A intenção deste artigo é mostrar que o ensino de ciências na EJA é fundamental, pois os alunos dessa modalidade de ensino vão saber melhor desenvolver-se no mundo que o cerca. Alunos já trazem uma visão de mundo e o professor deve esta auxiliando a buscar a resposta para as suas perguntas. É indispensável que eles se apropriem do conhecimento de Ciências Naturais para que assim possam ter uma visão crítica e consciente da sociedade que estão inseridos. Entretanto, esse estudo tem como objetivo apontar as maiores dificuldades encontradas pelos professores em ensinar essa prática de ensino. Após um profundo levantamento teórico instigado através da disciplina Metodologia do Ensino de Ciência na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) me fez perceber que há uma grande desvalorização do Ensino de Ciências na EJA me impulsionando a conhecer melhor o porquê de tais dificuldades.
Palavras-chave: Ensino de Ciências, Eja,
INTRODUÇÃO
É sabida a importância que a EJA exerce na vida daqueles que freqüentam essa modalidade de ensino, pois a mesma favorece a inclusão na sociedade, na economia, na política, etc.
É preciso considerar, ainda, que a mais de trinta anos a EJA persiste na distribuição tradicional dos conteúdos e que os acontecimentos escolares de Ciências Naturais não são de um modo geral, utilizados pelos alunos em sua vida cotidiana ou profissional – o que indica que a abordagem tradicional dos conteúdos não os vincula á realidade que esses alunos vivem (BRASIL, 1997).
Tendo em vista esses aspectos e levando em consideração o desenvolvimento tecnológico científico que a cada dia avança, se torna indispensável que os mesmos se apropriem dos conhecimentos de Ciências Naturais para que os auxiliem a ter uma visão critica e consciente da sociedade que estão inseridos.
A partir da compreensão da falta de preparo de professores em ensinar Ciências este estudo tem por