livros
A entrevista de seleção é uma técnica utilizada no processo seletivo, que tem por objetivo aprofundar-se nas informações do candidato e avaliar se este atende as necessidades do cargo, esses dados são obtidos através do currículo, selecionado por uma triagem de acordo com o perfil da vaga.
Segundo Chiavenato (2009), a entrevista é o processo de comunicação entre duas ou mais pessoas que interagem entre si. De um lado, o entrevistador ou entrevistadores e, de outro lado, o entrevistado ou entrevistados.
Através desse método, é possível fazer a comparação das necessidades do cargo com os comportamentos, as habilidades e atitudes do candidato.
2. Tipos de Entrevistas
De acordo com que esta sendo procurado, existem alguns modelos de entrevistas que podem facilitar o processo, alguns deles são:
Entrevista totalmente padronizada: é um modelo de entrevista onde as perguntas são fechadas, por exemplo, questões de múltipla escolha onde as respostas são pré-estabelecidas, ou seja, o entrevistador já sabe o que precisa como resposta.
Entrevista padronizada: apenas nas perguntas este modelo permite que o entrevistador faça com que o candidato fale, fazendo perguntas pré-estabelecidas para obter respostas abertas.
Entrevista diretiva: este método é utilizado para que o entrevistador faça perguntas objetivas, onde ele determina o assunto abordado para analisar o candidato de modo que o mesmo seja compatível com a vaga.
Entrevista não diretiva: é aquela em que nem as respostas e nem as questões são pré-estabelecidas, o entrevistador define as perguntas conforme o decorrer da entrevista.
3. As etapas da entrevista de seleção
3.1 Planejamento da Entrevista
Para garantir uma boa entrevista devemos identificar os requisitos críticos exigidos para a função. Com base nesse critério podemos certificar de que o entrevistador absorva todas as informações necessárias e que sejam avaliadas de forma coerente.
É necessário que o selecionador,