Livros Didáticos de História: pesquisa, ensino e novas utilizações deste objeto cultural - Margarida Maria Dias de Oliveira
Livros Didáticos de História: pesquisa, ensino e novas utilizações deste objeto cultural - Margarida Maria Dias de Oliveira
O artigo de Margarida Maria Dias de Oliveira analisa o livro didático como parte de uma construção cultural do ensino e aprendizagem no mundo. É um material indispensável na atuação diária do educador. Se apresenta como uma fonte de pesquisa, conteúdo, reflexão e apresentação de conteúdos e materiais para exploração antes, durante e depois das aulas. Deve ser um instrumento de apoio para o aprimoramento das práticas docentes junto aos alunos. Entretanto, a autora percebe que, apesar dos avanços obtidos nas ultimas décadas em relação ao acesso e à produção do livro didático, é ainda extremamente necessário que seja feito um grande investimento em pesquisa para aperfeiçoar o material, seu uso e sua eficiência.
Sua analise é voltada, principalmente para o material desenvolvido para ser usado nas aulas de historia do ensino fundamental. Margarida Maria aponta que apesar do crescimento dos estudos os materiais desenvolvidos e disponibilizados possuem deficiências editoriais, de conteúdo, de distribuição, entre outros. Esses fatores são identificados nas produções que ainda apresentam características tradicionais como a defesa e difusão de ideologias dominantes, a escolha de fatos e personalidades, abordagem inadequada de temas por parte dos autores.
A autora defende que o investimento feito nas pesquisas sobre materiais didáticos ainda estão longe do ideal e que as escolas e os professores precisam ser parceiros nessas reivindicações. As relações entre os envolvidos diretos no processo são fundamentais para a produção e utilização responsável e eficaz do material.
Outro fator fundamental para analise do livro didático é a sua base ideológica. É evidente a influência da conjuntura política, social, econômica e cultural na produção do livro didático, ou seja, a complexidade da sociedade e a diversidade dos agentes sociais.