Livro
Psicol Vivianna Cristina Cury de F.Noronha
A presença de matérias, disciplinas e conteúdos relacionados á Psicologia nos diversos cursos de graduação e pós-graduação na área da educação. No primeiro olhar sobre essa suposta obviedade conduz ao fato de que conceitos popularmente consagrados, como os da aprendizagem, desempenho, compreensão, avaliação, motivação, desenvolvimento e uma infinidade de outros, estão definitivamente incorporados a linguagem do dia a dia educador.
A complexidade das abordagens psicológicas diversas, á pluralidade de concepções teóricas, epistemologias e metodológicas e as implicações divergentes que resultam da adoção desta ou daquela concepção de Psicologia.
Este texto irá abordar vários enfoques da visão da psicologia dentro do contexto de cada teórico, sua aplicação das descobertas originárias de varias ciências e fontes de conhecimento, entre elas e a Psicologia, convergindo nas preocupações e reflexões provenientes da Sociologia, Filosofia, Antropologia e de outras ciências, porém, nenhuma dessas fontes esta salvo de grandes controvérsias, dentre outras polemicas,cabe aos educadores a complexa tarefa de proceder a uma articulação relevante e competente dessa multiplicidade cognitiva, que incomoda e precisa ter responsabilidade pela tomada de decisões sobre que alternativa conceitual adotar no processo educacional diante desse quadro polemico. O contexto curricular dos cursos de graduação, sendo relevantes para as decisões quanto aos conteúdos de Psicologia da Educação, Psicologia da Aprendizagem ou Psicologia do Desenvolvimento, entre outras disciplinas. Qualquer que seja essa escolha conceitual, as fontes do conhecimento mencionadas, a Psicologia sempre manterá com a eleita, tem sido assim a relação ás políticas implantadas ao longo da historia da educação brasileira, com especial referencia ao ensino publico e