Relatorio
Índice Objetivo 2 Introdução 2 Materiais/Reagentes 2 Procedimento 2 Registo das observações 2 Interpretação dos resultados 2 Conclusão 2 Bibliografia 2
Objetivo
A atividade experimental “Soluções: como se preparam?” foi realizada com os seguintes objetivos, preparar 50 cmᶟ de uma solução aquosa de tiossulfato de sódio penta-hidratado (Na2S2O3•5H2O) de concentração 0,030 mol/dm-3, e de seguida, preparar uma nova solução, a partir da anterior, utilizando o fator de diluição 2. Nesta atividade também foi realizado, uma nova preparação, com os mesmos objetivos, mas desta vez com 2g de Sulfato de Cobre (II) penta-hidratado (CuSO4•5H2O ).
Introdução
Este relatório foi realizado no âmbito disciplinar de Física e Química A, após a realização de uma aula prático-laboratorial acerca da preparação de soluções - “Soluções: como se preparam? “.
Tiossulfato de sódio, também chamado erradamente de hipossulfito de sódio, é um sal solúvel em água, que na sua forma anidra tem a fórmula Na2S2O3. Nesta forma, tem um aspeto sólido cristalino, de cor branca. É utilizado na indústria fotográfica, em curtumes e ainda pode ser usado na remoção rápida de cloro da água, que é usada nos aquários. O Tiossulfato de sódio, na sua forma penta hidratado, tem a seguinte fórmula química Na2S2O3•5H2O.
O sulfato de cobre (II) é um sólido azul, cuja fórmula química é CuSO4, e possui uma densidade relativa de 2,284. É também conhecido como vitríolo azul. Este sal existe sob algumas formas, que se diferem por seu grau de hidratação. Na sua forma anidra ele se apresenta como um pó de coloração verde opaca ou cinzento, enquanto na sua forma penta-hidratada (CuSO4.5H2O), a forma no qual é mais encontrado, ele é azul brilhante. A forma anidra ocorre sob a forma de um mineral raro chamado de calcocianita. A forma hidratada ocorre na natureza como calcantita (penta-hidratado).
O