Livro
Propriedade dos Imãs
Os imãs possuem propriedades específicas:
Pólos Magnéticos: áreas em que as ações magnéticas são mais intensas.
Atração e Repulsão: quando aproximados de um mesmo pólo tendem a se repelir, quando aproximados de pólos diferentes, se atraem.
Inseparabilidade: os pólos magnéticos de um imã são inseparáveis, pois quando um imã é dividido ele cria novos pólos.
Interação entre polos: os polos se atraem ou repelem de acordo com suas características.
Os imãs possuem duas extremidades que são chamados pólos magnéticos, áreas em que as ações magnéticas se tornam intensas. Um pólo é responsável por atrair e outro por repelir os objetos.
Magnetismo Terrestre
A Terra funciona como um grande imã, pois ela possui um campo magnético criado através do movimento constante de rotação. É por esse motivo que os polos sul e norte ganharam esse nome, porque o planeta também possui um magnetismo proveniente do movimento do seu núcleo. Além disso, é esse magnetismo que mantém os seres humanos firmes na superfície e também nos protege das partículas de eletromagnetismo que vem do espaço.
Se soltarmos um imã sobre a Terra, ele irá mostrar os lados norte ou sul, por esse motivo a bússola indica a direção norte, sendo que sua agulha aponta para uma direção de acordo com o magnetismo da Terra.
O magnetismo da Terra é mais próximo nos pólos e isso é facilmente percebido utilizando um imã, como experiência, e posicionando uma folha de papel sobre ele, e na folha adicionar limalha de ferro. A limalha se acumula nos pólos.
Assim, como o princípio do eletromagnetismo de cargas positivas e negativas, dentro do magnetismo se aproximarmos dois pólos nortes eles se repelem, mas se forem pólos contrários a tendência é a atração.
Campo Magnético
O campo magnético é a área ao redor do imã que atrai materiais ferromagnéticos, paramagnéticos ou imãs. O campo gravitacional, elétrico e magnético tem algumas semelhanças.
Para descobrirmos o que é um