Livro
DAN KILEY
O que é Síndrome de Peter Pan?
Síndrome de Peter Pan é um estado de imaturidade emocional que come¬ça com ansiedade e narcisismo e termina em desespero. E um fenômeno sociopsicológico detectado em homens que, embora tenham atingido a idade adulta, são incapazes de encarar os sentimentos e as responsabilidades dos adultos. No esforço de esconder seus fracassos, recorrem ao fingimento e à falsa alegria.
Seguindo o sucesso de Complexo de Cinderela, Síndrome de Peter
Pan figura na lista dos livros mais vendidos do "The New York
Times", há quase um ano, pois explora um fenômeno psicológico crescente. ***
Um sério fenômeno sociopsicológico está sendo detectado entre os homens, diz o psicólogo Dr. Dan Kiley: centenas de milhares de homens nun¬ca cresceram. Há muitos anos o Dr. Kiley vem estudando a síndrome. Seu primeiro caso clínico foi quando trabalhava com um jovem oficial da Força Aérea. Os sucessivos anos de acon¬selhamento de adolescentes, universitários e jovens casais recém-casados, ensinaram-lhe muito mais do que "as preocupações e as tribulações do amadurecimento... que lentamente me levaram a um número alarmante de homens que não ama¬dureceram, não cresceram. Alguma coisa estava errada".
Somente quando relia a peça de Barrie é que ele se defrontou com a conexão existente entre o problema que estava testemunhando e o herói brincalhão, que a seu ver é realmente "um adolescente muito infeliz que se encontra à beira do abismo entre o homem que não
quer ser e o menino que ele já não é ... Como O problema espelha a vida ficcional do persona¬gem clássico, facilitando desta maneira a explicação e a compreensão, não levei muito tempo para rotular esta condição de Síndrome de Peter Pan — ou abreviando SPP".
O Dr. Kiley também explica que tem observado o crescimento deste fenômeno há anos: "Suspeito que ocorram casos isolados há um longo tempo, mas somente nos últimos 20 ou 25 anos, entretanto, é
que