livro
1. Vegetação: originariamente recoberto pela floresta latifoliada tropical (Mata Atlântica), hoje quase extinta. Espécies: pau-brasil, pau-rosa, cedro, peroba, ipê, jacarandá.
2. Relevo: acidentado, corresponde à unidade de relevo denominada Planaltos e Serras do Atlântico Leste e Sudeste. O aspecto característico da paisagem são as formas de relevo conhecidas como ‘meias-laranjas’ ou ‘mares de morro’, que são serras fortemente erodidas pelas chuvas. Predominam terrenos cristalinos, formados por granitos e gnaisses. 3. Clima: corresponde às areas de clima tropical mais úmido, devido à proximidade com o litoral.
4. Hidrografia: Apesar de seu imenso potencial hidráulico, a maior parte dos rios que aparecem no domínio dos mares de morros apresentam graves problemas como a contaminação por resíduos industriais. Concentração dos complexos energéticos.
*5. Solos: muito lavados pelas chuvas e enxurradas, muito sujeitos à erosão devido às declividades, a prática agrícola exige técnicas como como o plantio em curvas de nível.
6. Problemas ambientais: poluição industrial, desmatamento, deslizamento de massa nas encostas dos morros, afetando casas e rodovias. Representa a área brasileira mais transformada por conta de ser a área de ocorr6encia deste domínio, a mais industrializada e urbanizada.Mata Atlântica - Domínio dos Mares de Morros
Mata Atlântica - Domínio dos Mares de Morros
A Mata Atlântica é formada por um conjunto de formações florestais (Florestas: Ombrófila Densa, Ombrófila Mista, Estacional Semidecidual, Estacional Decidual e Ombrófila Aberta) e ecossistemas associados como as restingas, manguezais e campos de altitude, que se estendiam originalmente por aproximadamente 1.300.000 km2 em 17 estados do território brasileiro. Hoje os remanescentes de vegetação nativa estão reduzidos a cerca de 22% de sua cobertura original e encontram-se em diferentes estágios de regeneração. Apenas cerca de 7% estão bem conservados em