Livro
MÓDULO 1: INTRODUÇÃO1.2: Introdução
Parte superior do formulário
Este curso se propõe a analisar o papel da escola como agente de perpetuação e de transformação cultural em relação aos conceitos de gênero e de sexualidade instituídos na sociedade contemporânea. Para tanto, serão levantados aspectos relevantes sobre a maneira como as questões de gênero e sexualidade são abordadas no currículo e nas práticas escolares.
A reflexão sobre a forma de classificar e conceituar o gênero feminino e masculino, assim como a sexualidade que lhes é atribuída, é imprescindível para que se possa compreender a maneira como papeis sociais são culturalmente elaborados e transmitidos, com a significativa participação da escola, por meio da qual tais ideologias e valores podem ser perpetuados ou questionados a ponto de colocar em dúvida padrões há muito estabelecidos, baseados em desigualdade decorrente de sexismo.
Pretende-se analisar a construção dos conceitos de gênero, assim como as formas de elaboração e expressão sexual, apontar aspectos de dominação e subordinação de gênero a serem considerados sob o ponto de vista ideológico e cultural e