Processos de fabricação 2 trabalhos de conformação mecanica
Este trabalho têm como o objetivo os alunos da engenharia mecânica a fim de compilar os conhecimentos adquiridos em aulas teóricas sobre os processos de fabricação utilizando os processos de conformação metálica e plástica. Através das habilidades já desenvolvidas definirem as melhores condições para a execução dos processos para a confecção dos produtos propostos nas atividades práticas suplementares aos alunos do 9° semestre bem como as atribuições e estudos sobre cada processo definido.
Sumário
Introdução:
Entende-se o processo de conformação dos corpos metálicos como o processo de modificação da forma desse corpo metálico para outra forma definida.
Os processos de conformação podem ser divididos em dois grupos: processos mecânicos, nos quais as modificações de forma são provocadas pela aplicação de tensões externas, e às vezes em altas temperaturas, mas sem a liquefação do metal; e processos metalúrgicos, nos quais as modificações de forma podem estar relacionadas também às tensões externas, e às vezes em altas temperaturas, mas com liquefação do metal (como no processo de fundição) ou com a difusão de partículas metálicas (como no processo de sinterização).
Os processos mecânicos são constituídos pelos processos de conformação plástica, para os quais as tensões aplicadas são geralmente inferiores ao limite de resistência à ruptura do material, e pelos processos de conformação por usinagem, para os quais as tensões aplicadas são sempre superiores ao limite mencionado, sendo a forma final, portanto, obtida por retirada de material.
Devido à sua natureza, esses processos são também denominados “processos de conformação mecânica”. É importante o estudo dos processos de conformação plástica dos metais porque em sua maior parte, quase todos os produtos metálicos produzidos são submetidos, em um ou mais estágios de seu processamento, a tais processos.
Os processos de conformação