Processos de conformação mecânica
Emanuel Rodrigo
Processos de Conformação Mecânica
Suzano
2013
SENAI – Luiz Eulálio Bueno de Vidigal Filho
Emanuel Rodrigo
Processos de Conformação Mecânica
Trabalho acadêmico apresentado ao curso Técnico em Eletromecânica da escola Senai – Luis Eulálio Bueno de Vidigal Filho como parte do requisito para obtenção de nota do 2° semestre
Suzano
2013
Sumário
Sumário
1.Resumo
Este trabalho tem como objetivo apresentar os processos de fabricação mecânica desde a fundição aos processos de conformação.
Conhecer os processos, as técnicas, os materiais apropriados em cada processo, os equipamentos envolvidos nos processos.
Palavras-chave: laminação, extrusão, trefilação, forjamento e estampagem.
2.Introdução
Para chegarmos aos processos de conformação mecânica primeiro temos que obter lingotes, blocos, ou seja, peças em formato bruto, proveniente de um outro processo, a fundição.
O que é fundição?
É a transformação dos metais e suas ligas em peças de uso industrial tendo como ponto de partida o metal líquido (fundido), derramamento do metal no interior de uma cavidade ou forma, chamada molde.
Na conformação um material com geometria simples é transformado em um componente útil através de um processo de fabricação. A conformação dos materiais é a tecnologia da experiência orientada, pois no decorrer dos anos uma grande quantidade de conhecimento e experiência tem sido acumulada por meio da tentativa-e-erro.
Na prática os processos de conformação mecânica são processos de fabricação que empregam a deformação plástica de um corpo metálico, mantendo sua massa e integridade.
2.1 Processos de conformação
Esses processos de conformação mecânica se subdividem em:
Laminação
Forjamento
Extrusão
Estampagem
Trefilação
Todos os processos podem ser realizados