livro
Também é esclarecida à questão da liderança ser ou não uma habilidade genética e de como pode se desenvolver ao longo da vida caso seja uma necessidade do individuo.
Abordam algumas características sobre a essência da liderança como paciência, disciplina, humildade, respeito e compromisso, e ainda enfatiza que, liderar não é abusar do poder que conseqüentemente um líder tem mais sim exercer a autoridade para alcançar melhores resultados.
Apresenta a postura de alguns lideres que influenciaram e transformaram realidades difíceis de toda uma geração como exemplos de Jesus Cristo e Mandela, que até hoje ainda são referências quando o assunto é habilidade para liderar.
Síntese do livro “O monge e o executivo”
O livro “O Monge e o Executivo” de James C. Hunter narra a história de John Daily, um executivo bem sucedido, casado e pai de dois filhos, que desde o inicio da sua vida se via perseguido por um nome “Simeão”.
Após um movimento sindical em sua fábrica, e as constantes reclamações de sua esposa e a insatisfação de seus filhos, ele começou a perceber que nem tudo estava como planejava e diante de tudo isso sua esposa sugere que ele venha a participar de um retiro num mosteiro cristão. Apesar da sua resistência ele atendeu ao pedido da mesma e assim seguiu.
No mosteiro o que mais lhe chamou atenção foi o fato do lendário Len Hoffimam um ex-executivo de sucesso ter abandonado sua carreira no auge para estar ali como um dos frades. Com o nome de Irmão Simeão, o ex-executivo ficava responsável por passar conhecimentos e sua própria visão de liderança para um