Projeto Pedagógico Interdisciplinar
Incentivar os alunos a se envolverem e fazer com que eles aprendam com eficiência a biologia é um dos desafios dos professores, atualmente.
Refletir sobre um tema, expor de forma clara seus argumentos e colocar no papel suas próprias ideias é um dos principais problemas dos estudantes brasileiros. Os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) corroboram com a constatação de professores e especialistas quanto à redação ser temida pela maioria dos estudantes. Entre os 50 piores desempenhos de escolas avaliadas, 96% ficaram com médias mais baixas quando redação foi considerada juntamente com as questões objetivas e dentre as 10 piores, ela foi a matéria com nota mais baixa.
Paralelamente a essa carência na escrita, tem-se uma explosão de vários meios de comunicação utilizados pelos estudantes e que necessitam da escrita. São de programas na internet, como Orkut, facebook, MSN, blogs etc.
Pode-se conciliar essas inovações tecnológicas ao ensino da biologia, por meio de aulas interativas, utilizando como ferramenta a informática como meio de aprendizagem. Já foram publicados alguns trabalhos referentes ao tema: Borges (2007) fez um levantamento das principais atividades desenvolvidas pelos professores que participaram do I Encontro Nacional do Ensino em Biologia em sala de aula como forma de conhecer as metodologias utilizadas por eles. Verificou-se que o principal tema abordado foi relacionado à educação ambiental e as atividades extraclasse foram as metodologias mais utilizadas; Finger et al(2008) trabalhou com a importância do uso de recursos tecnológicos como estratégias metodológicas no ensino de Ciências e Biologia.
2 – OBJETIVOS
2.1 OBJETIVO GERAL
• Fazer com que os alunos se envolvam com a biologia, tendo um pensamento crítico.
2.1 OBJETIVO ESPECÍFICO
• Incentivar os alunos a se expressarem de forma escrita, de maneira clara e coerente. 3 – JUSTIFICATIVA
É