livro o que pedagogia fichamento cap 1 e 2 PEDAGOGIA
[...] Durkheim se empenha em conceituar "pedagogia", "educação" e "ciências da educação". A educação é definida como o fato social pelo qual uma sociedade transmite o seu patrimônio cultural e suas experiências de uma geração mais velha para uma mais nova, garantindo sua continuidade histórica. A pedagogia, por sua vez, é vista não propriamente como teoria da educação, ou pelo menos não como teoria da educação vigente, mas como literatura de contestação da educação em vigor e, portanto, afeita ao pensamento utópico. (p.8)
[...] Herbart não separa ciência e pedagogia; ao contrário, é exatamente ele o formulador, em nossos tempos, da ideia da "pedagogia como ciência da educação". Para tal, fundamenta a pedagogia na psicologia. (p.8 e 9)
Dewey pertence a uma corrente filosófica denominada pragmatismo*. [...] Uma filosofia, ou melhor, uma teoria do conhecimento de cunho filosófico, pode ser vista como verdadeira, para Dewey, a partir de seus resultados práticos — sua "utilidade". [...] Dewey subverte a consagrada relação entre filosofia e educação. [...] A educação torna-se o banco de provas da filosofia. A filosofia, então, é uma filosofia da educação. Pedagogia, filosofia e filosofia da educação, na concepção deweyana, tornam-se, em alguma medida, sinônimos. (p.9)
PEDAGOGIA E INFÂNCIA.
A pedagogia, como a conhecemos hoje, [...]ela se define a partir dessa noção essencialmente moderna que é a infância. (p.10)
No século XVI vemos uma alteração dos sentimentos dos adultos para com as crianças. Antes tratadas com indiferença ou com paparicarão, a partir dessa época, pelo menos entre os homens de letras, elas serão objetos de discursos que tentarão convencer os pais e a sociedade a abandonar as velhas atitudes em favor de um comportamento mais racional. (p.10)
[...] Michel de Montaigne (1533-1592) [...] ele argumenta que o tipo de atenção que demonstram pelas crianças pequeninas, beijando-as e abraçando-as, não revelaria