Livro "O monge e o executivo" - Resumo
CAPÍTULO I - As definições
Ouvir saber, é uma das melhores habilidades de um líder. Quando se interrompe uma pessoa, enviam-se mensagens negativas: a) não estava prestando atenção no que eu digo; b) se não quer me ouvir é porque não valoriza minha opinião; c) o que ele tem a dizer é bem mais importante do que o que o que eu estou dizendo.
Ser líder é um papel voluntário. Ninguém nos forçou a ser pai, esposo, chefe, treinador, professor, etc.+
Gerenciamos coisas, dinheiro, papéis e a nós mesmos; e lideramos outras pessoas.
Poder é facultativo. Pode ser vendido, doado, comprado, outorgado. “Faça isso, ou demito você.”
Autoridade é habilidade. Deve ser desenvolvida por um líder. Diz respeito a quem se é como pessoa, ao caráter e à influência que se tem sobre as pessoas. A rebeldia, comum na adolescência, pode ser reação ao poder que os dominou em suas casas por muito tempo.
Os funcionários de uma empresa são voluntários (e não empregados), pois podem trocar de emprego se quiserem. O contrato de emprego se refere à mão-de-obra em determinada tarefa. Porém, a mente, o coração, o compromisso, a criatividade, as idéias, a gentileza, o esmero, o entusiasmo, etc, são dons voluntários. O líder deve ficar atento pois esses dons são conquistados e não impostos pelo líder.
Às vezes precisamos exercer o poder. Para colocar limites aos nossos filhos, para demitir um mau empregado, etc. Mas devemos refletir sobre o porquê disso. Se foi porque nossa autoridade foi quebrada, é indício de nossa péssima liderança.
As qualidades essenciais de um líder são comportamentos. E comportamento é escolha. Desafiar-nos para mudar nossos hábitos, nosso caráter e natureza requer muito esforço.
Tarefa & Relacionamento. “Executar a tarefa construindo relacionamentos”. As empresas, em geral, promovem funcionários a cargos de liderança