Atividade I:Escolarização dos Surdos: Marcos históricos e abordagens educacionais (oralismo, comunicação total e bilinguismo).
Oralismo é um método de ensino da fala para alunos surdos, de forma que eles aprendem a falar, tornando-o assim um surdo oralizado. Com esse método o aluno surdo é incluído na sociedade de uma maneira que o force a fazer parte de uma realidade que não condiz com a sua, tendendo a afastar o aluno da língua de sinais.
A comunicação total tem como característica a preocupação nas relações de surdos com surdo e de surdos com ouvintes, desse modo tende a ensinar todas as formas de se comunicar a língua de sinais e o oralismo. Nesse método, o envolvimento da família é muito requisitado, para que se concretize de maneira satisfatória. Mas a comunicação total acaba deixando de lado a importância da língua de sinais na vida de um surdo.
O bilingüismo tem como características a preocupação em conviver com as diferenças e aceitação da mesma. Nesse método, a criança é alfabetizada na língua de sinais, e na língua de seus pais, como a língua portuguesa no Brasil. Nessa concepção, a criança que já vai pra escola tendo o conhecimento da língua de sinais brasileira, a alfabetização torna-se mais rápida e eficaz.
Os principais benefícios das às abordagens na educação dos surdos na abordagem educacionais oralismo comunicação e bilingüismo são: oralismo tem como a importância de ensinar o surdo a falar e hoje dia não mais proibido o uso de sinais como antigamente.
A comunicação total tem como objetivo principal de favorecimento do contato surdo com os sinais antes proibidos pelo oralismo e a liberação possibilitou o contato com o outros surdos.
O bilinguismo proporciona condições ao surdo não encontrada nas escolas que necessita para realizar seu potencial, as crianças surdas podem garantir um desenvolvimento linguístico e cognitivo e proporcionar ao surdo a atingir a terminalidade escolar como seu direito de cidadão.
Assim, o bilinguismo foi