Livro E Agora Mãe.
Segundo Von During, "As crianças deprimidas não podem rir. E uma criança que não ri nem pode brincar nem brigar; é uma criança enferma (...). As crianças deprimidas são tímidas, fogem da companhia dos demais, não jogam, não têm confiança em si mesmas, o que pode levá-las, inclusive ao suicídio (p. 31, POLAINO, 1988)".
É importante ressaltar que os conceitos psicopatológicos infantis ainda não são muito precisos e uníssonos, como são os dos adultos. Podemos citar como exemplo a ampla terminologia usada: transtorno, desordem, alteração, comportamento anormal, conduta desajustada, hiperatividade etc. Tais termos são encontrados, usualmente na literatura científica, como sinônimos.
A Depressão infantil é caracterizada pela presença dos seguintes sinais e sintomas, os quais podem se apresentar de forma mascarada: baixo desempenho escolar, pouca capacidade para se divertir (anedonia), sonolência ou insônia, mudança no padrão alimentar, fadiga excessiva, queixas físicas, irritabilidade, sentimentos de culpa, sentimentos de desvalia, sentimentos depressivos, ideação e atos suicida, choro, afeto deprimido, facies depressivas, hiperatividade ou hipoatividade. O tratamento da depressão deve estar baseado em dois pilares: o medicamentoso e a psicoterapia. Esta última é imprescindível, pois em muitas depressões leves a psicoterapia é suficiente para curá-la. Esse livro é uma ótima lição para as adolescentes verem o que terão que enfrentar com um gravidez sem planejamentos. Jana tinha uma vida perfeita: um futuro na dança, um namorado carinhoso e uma festa de debutante sendo preparada. Mas a vida não pode ser simples assim, pode?
Um imprevisto no namoro, uma gravidez. Jana terá que enfrentar o preconceito na cidade e abandonar a vida boa que tinha. Com uma vida de mulher aos 15 anos, Jana terá de construir um futuro com suas novas possibilidades.
A autora conseguiu mostrar todos os momentos que ela passou, desde o início da gravidez e seus problemas,