A Alma Trocada por Rosa Lobato de Faia

1212 palavras 5 páginas
A Alma Trocada por Rosa Lobato de Faria
A Alma Trocada por Rosa Lobato de Faria é o livro que vos vou apresentar hoje. Rosa Lobato de Faria, atriz escritora e autora de canções, nasceu no dia 20 de abril de 1932 e faleceu com 77 anos.

Neste livro a autora arrisca-se por caminhos até aqui pouco explorados na ficção portuguesa com a homossexualidade masculina.
A personagem principal , Teófilo (Téo) de Deus , professor de Francês com 26 anos afirma com certeza qua a sua alma foi trocada, como ? não sabe e muito menos porque ? mas acredita que esta não é a sua.
Quando era mais novo passava temporadas em casa da sua avó Jacinta no Alentejo onde conheceu Justino Trovoada (Tinito) ,pois era afilhado da sua avó, com quem começou a descoberta do seu verdadeiro ser.

Na atualidade do livro Teófilo preparava-se para casar com Raquel( amiga de infância de quem detestava e achava horrorosa) casamento que a sua mãe Generosa tinha planeado desde o princípio. Para Teófilo este casamento era um erro e uma perda de tempo, já que não gostava sequer de Raquel e que estava num relacionamento sério com Hugo, futuro companheiro.
Sem coragem para se assumir a sua família e assim acabar com o casamento, convida Raquel para jantar. No jantar assume-se perante Raquel que fica chocada mas reage de uma forma pacifica. Claro que depois desta conversa com Raquel, a mesma ia contar tudo a sua mãe que ficara sem palavras.
Passado duas semanas, desde o jantar com Raquel, Teófilo encontra-se com o seu pai para poderem falar. O pai de Teófilo deixou claro que não queria ter mais nada haver com ele nem com a sua vida.
A avó por outro lado aceitou muito bem a escolha do seu neto, “que não é uma escolha pois toda gente sabe que a orientação sexual não é uma escolha, porque , se fosse, ninguém escolheria o caminho mais difícil.” disse Teófilo.

Agora já assumido, Teófilo e Hugo dissidiram vender a casa comprada pelo pai como presente de casamento, e compraram um apartamento no Estoril que

Relacionados

  • Figuras de linguagem
    3492 palavras | 14 páginas
  • 12441
    188665 palavras | 755 páginas