Livro Sociedade Tecnol Gica
Identificação
Nome do Aluno:
Marcelo Henrique Pinto
E-mail:
Marcelo10hp@gmail.com
RA:
1133843
Pólo:
Rio Claro
Turma:
Livro:
“Sociedade Tecnológica”
Autor(es):
Marcondes Filho, Ciro
Editora:
Scipione
Ano de Publicação:
1994
Edição:
1994
Nº. de Páginas:
107
ISBN: 8526222236
Tema Central:
Formas de enfrentar mudanças na vida.
Tempo de Leitura do Livro:
10:00
Ciro tenta explicar, em Sociedade Tecnológica, a crise em que o mundo contemporâneo está vivendo, que o homem está sem estímulos para viver, sem valores e crenças. Ao mesmo tempo defende a ideia que essa suposta crise, na verdade, não existe. Vivemos sim em um período de transição e de mudanças.
Para Ciro, a sociedade passou por três eras: A Teocêntrica, Antropocêntrica, e a Teocêntrica. Na primeira, Deus assumia o centro na cultura, na moral, na estética e na política, era um mundo obscuro, cabia ao homem apenas obedecer, nunca argumentar, tudo visava uma vida eterna após a morte.
Já na antropocêntrica, o homem passa a determinar o que deve ser valorizado na sociedade, na filosofia e na moral, ele passa a pensar que Deus é uma invenção do próprio homem para uma dominação de uns sobre os outros. É o momento das luzes, onde o saber pode explicar os acontecimentos, tudo pode ser decifrado, previsto, dominado, administrado. O dinheiro passa a ter importância, principalmente para propiciar um mundo melhor ao homem.
Na atualidade, na era teocêntrica, as máquinas ocupam espaço, homens já perdem seus cargos para as máquinas. Surge a possibilidade de se viver uma realidade virtual. A arte já está sendo criada em um computador, onde suas formas se tornam mais precisas e mais objetivas do que as criadas pelo homem. È a era da difração da luz. A comunicação, que teria sido criada para dar informação, na verdade não informa nada, os meios de comunicação estão produzindo uma massificação das informações, havendo uma manipulação das notícias, fazendo com que