Forma Es Vegetais Do Brasil
Também chamadas de matas de galeria, as matas ciliares são formações florestais ou outros tipos de vegetação que estão presentes nas margens dos rios, córregos, lagos, riachos e igarapés. As matas ciliares são encontradas em diversas regiões do Brasil, porém são mais comuns em áreas de caatinga e cerrado, devido à umidade concentrada no solo próximo às margens dos rios. As matas ciliares são, no Brasil, consideradas áreas de preservação permanente (APP). Logo, são protegidas pelas legislações estaduais e pelo código florestal brasileiro. O desmatamento de mata ciliar é considerado um crime ambiental.
Importância e funções: São de extrema importância para evitar a erosão do solo nas margens dos rios, córregos e lagos. Sem as matas ciliares, um rio pode sofrer com o processo de assoreamento.
As matas ciliares são importantes também para evitar o ressecamento dos barrancos e brejos, evitando assim desmoronamentos.
Atuam no processo de umidificação das margens de rios e lagos.
Servem de habitat para grande quantidade de espécies de animais, principalmente de pássaros, mamíferos e répteis. Nas matas ciliares há também grande concentração de espécies vegetais nativas.
Ameaças e conservação: Atualmente, no Brasil, as matas ciliares estão sendo ameaçadas pelos desmatamentos realizados para as práticas da agricultura e pecuária. A preservação deste tipo de formação florestal é de extrema importância para o meio ambiente. Isto é possível através de intensa fiscalização pelos órgãos estaduais e federais que cuidam do meio ambiente.
Curiosidade: O nome mata ciliar tem origem no nome dos pequenos pelos “cílios” que ficam acima dos olhos humanos. Em nós os cílios tem a função de proteger os olhos, evitando a entrada de sujeira e suor. Com função parecida, as matas ciliares protegem os rios e lagos, principalmente, de erosões.
Caatinga – Mata branca.
A caatinga é uma formação vegetal que podemos encontrar na região