livro Política Educacional Brasileira de Mario Luiz Neves de Azevedo
NOS CAPÍTULOS 1, 2 e 5
Livro: Política Educacional Brasileira de Mario Luiz Neves de Azevedo
Introdução
O presente trabalho tem como objetivo apresentar um resumo das principais idéias dos capítulos 1, 2 e 5 do livro Política Educacional Brasileira de Mario Luiz Neves de Azevedo, visando conhecer quais são as políticas públicas mais recentes no setor educacional do país.
O resumo do capitulo 1 discute sobre as políticas educacionais mais recentes para a infância. O resumo do capitulo 2 trata das políticas públicas para o ensino fundamental e o resumo do capitulo 5 reporta para as políticas para o ensino a distância em nível superior.
1 As políticas públicas recentes para a infância no Brasil
As políticas para a educação infantil no Brasil começou a ser visualizada a partir da Constituição de 1988 que reconhece a educação como direito de todos, reafirmado com a criação do Estatuto da Criança e do Adolescente de 1990 e com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, através da Lei nº. 9394 de 1996 onde a educação infantil é percebida como a primeira etapa da educação básica e a criança como ator social, indivíduos que no presente é cidadã de direitos.
A partir desses documentos o Poder Público também passou a ter responsabilidade relacionada às crianças e aos jovens, principalmente no que diz respeito a oferta de educação para formar e desenvolver a cidadania nesses indivíduos.
Todos esses atos sem sombra de dúvida foram um avanço muito grande na política pública para a infância, porém ela ainda não esta sendo cumprida como se deve. Vagas em creches públicas dão preferência ás crianças cujas mães trabalham fora e ganham baixos salários, devido a esse fato ainda existem crianças pelo Brasil que continuam fora das creches sem ter acesso a essa educação para todos.
Houve uma tentativa no governo do Presidente Fernando Henrique Cardoso de se fazer uma reforma educacional na metade da década de 90, o