Governo Populista
Trabalho
De
Historia
Bárbara Gasparucho Garcia
Apucarana- Pr
2014
O Governo Populista
O Governo Populista, tem um contato direto com as classes mais baixas, o objetivo é fazer com que a população tenha simpatia e confiança no Governante. Assim indiretamente, ele conquista votos, prestigio, poder.
Usam sempre uma linguagem simples, e voltada ao povo, se intitulam diferentes dos outros candidatos, tem um comportamento carismático com a população. Um dos problemas desse governo é que para satisfazer a população, ele acaba muitas vezes favorecendo os benefícios sociais e despreza os problemas pelo excesso de gasto públicos.
Essa politica é adotada normalmente em países com grandes diferenças sócias, onde a massa é favorecida e a população em geral é deixada de lado.
Pode se dizer que existe um aspecto positivo. Na América Latina, o populismo foi um poderoso mecanismo de integração das massas populares à vida política, favorecendo o desenvolvimento econômico e social, mas, ao mesmo tempo tomando medidas autoritárias, não respeitando os partidos políticos e as instituições democráticas.
Governadores Populistas no Brasil
Eurico Gaspar Dutra (1946-1951)
Dutra não era um tipico populista, foi o primeiro presidente desse período. Foi eleito com o apoio de Getúlio Vargas.
Quando Dutra assume o poder o governo esta com problemas econômicos e políticos. Manifestações da população acontecia pelo aumento do custo de vida, assim o presidente proibiu greves e interveio em sindicatos.
Seu Governo também proibiu jogos de azar e cassinos no Brasil.
Ele reforçou a aliança entre EUA e Brasil e rompeu relações diplomatas.
Getúlio Vargas (1951-1954)
Com o fim do mandato de Eurico Dutra em 1950, Getúlio foi eleito com 50% dos votos. Retoma sua posição nacionalista populista, consegue controlar a economia que estava passando por crise, ele ampliou a produção