A America Latina historia - GOVERNOS POPULISTAS
A América Latina Atual:
Os Governos Neopopulistas
Vila Velha
A America Latina Atual:
Os Governos Neopopulistas
Caudilhismo
São denominados caudilhos os políticos e grandes líderes de determinadas nações que exercem seu poder de forma carismática e de caráter populista por vias autoritárias ou autocráticas, fazendo com que sejam associados aos ditadores e tiranos.
Caudilhos: representantes das contradições políticas vividas na América Latina.
Populismo
Populismo é basicamente um “modo” de exercer o poder. Ou seja, dá-se uma importância ao povo, às classes menos favorecidas, cuida-se delas e, assim, conquista-se sua confiança o que permite que se exerça um autoritarismo consentido, uma dominação que não é percebida por quem é dominado. Historicamente o populismo está ligado a fenômenos políticos da América Latina e se identifica com a industrialização e urbanização. No caso específico do Brasil este processo se inicia nos anos vinte e trinta o que coloca o populismo em foco exatamente neste período.
Brasil – Dilma Rousseff
Assumiu como presidente em 2010, ano em que Lula – seu partidário - deixou o mandato. A população brasileira tinha uma perspectiva de um “continuísmo" em sua gestão, visto que seu antecessor apoiava sua eleição. Porém, com algum tempo, essa visão foi distanciada e em vários momentos houve um confronto com os ideais do govero Lula, evidenciando a condução na política externa. Ganhou popularidade rápido, pois manteve os programas sociais criados no governo anterior, fazendo de seu governo, populista.
Presidente Dilma Rousseff
Programas sociais:
Bolsa Família: o maior dos programas, beneficiando mais de 11 milhões de famílias em todo país.
Programa de Erradicação do Trabalho Infantil: o qual foi criado em 1996, tendo como objetivo retirar crianças e adolescentes – entre sete e quinze anos de idade - do trabalho que coloca em risco sua saúde e segurança.