Economia Brasileira
1) Comente sobre as principais características nos planos da política e da economia do primeiro período da República:
A Velha República foi marcada pela política do “Café com Leite”, com o revezamento de presidentes de São Paulo e Minas Gerais. No plano econômico, foi um período marcado pelo apoio à economia cafeeira e pela tentativa de fomentar a indústria por meio do crédito, e cujo resultado foi uma onda de especulação financeira, conhecida por “Encilhamento”.
2) Analise a explicação teórica sobre a crise do modelo primário-exportador (economia cafeeira) e o surgimento da industrialização do país:
Para Celso Furtado e Maria da Conceição Tavares, o início do processo de industrialização foi resultado da crise da economia cafeeira. Foram as dificuldades provocadas pela crise de 1929 que determinaram a implantação do modelo de substituição de importações.
3) Comente sobre as diferentes fases do Primeiro Governo Vargas?
O Primeiro Governo Vargas foi marcado por três fases. A primeira que vai de 1930 a 1934, marcada pelo governo provisório. A segunda fase de 1934 a 1937, considerada constitucionalista, com base na Constituição de 1937. A terceira fase correspondeu ao período ditatorial, chamado de Estado Novo.
4) Qual a importância do Plano de Metas para o desenvolvimento econômico do Brasil?
O Plano de Metas foi fundamental para o desenvolvimento econômico do Brasil, na medida em que permitiu a constituição de uma base industrial e uma infraestrutura de energia e comunicação bastante avançada em um espaço de tempo relativamente curto.
5) Aponte os principais fatores da crise institucional e econômica do período de 1961 a 1964:
Renúncia de Jânio Quadros iniciou um processo de desestabilização política. A posse do João Goulart representou o acirramento de tensões sociais e o agravamento do processo inflacionário. O Plano Trienal foi uma tentativa fracassada de controle macroeconômico. Tais fatores contribuíram para a