Livro - admirável mundo novo
Comportamento Organizacional: Administração de Empresas
Fabio Henrique Marquetti Teixeira
As Relações Afetivas – Vínculos
São Paulo, 06 de novembro de 2012.
Livro: Admirável Mundo Novo – Autor Aldous Huxley
Introdução
“Escrito em 1932, Admirável Mundo novo e uma obra de ficção na qual o domínio quase integral das técnicas e saber cientifica produz uma sociedade totalitária e desumanizada”.
Para estabelecer uma relação direta com o tema deste artigo, serão citados apenas fatos relevantes do livro que auxiliam na exemplificação dos argumentos e que indicam uma relação da obra a sociedade atual, e o rumo que esta leva.
“Era pra ser ficção”
Na obra inicia-se a vida sendo controlado desde o primeiro momento. As células reprodutoras são escolhidas e organizadas de forma a criar indivíduos de castas distintas, ou seja, indivíduos com características semelhantes porem condicionados a habilidades, atitudes, e ate mesmo psicologicamente escalados no formato que segue esta sociedade. Nada muito diferente dos dias de hoje em termos que, vivemos em uma sociedade onde a posição social já e determinada por suas habilidades, características físicas e atitudes, porem fora da obra ainda possuímos o livre arbítrio e liberdade de expressão ate certo ponto.
O fato dos indivíduos conviverem nessa sociedade “perfeita” e sentirem-se bem esta vinculada exatamente na característica que nos discerne da realidade da obra, a forma da qual nos pensamos não e controlada nem estabelecida por outras pessoas alem de nos mesmos. Entretanto, somos condicionados as direcionar nosso modo de vida cada vez mais parecido com o modelo da obra.
As pessoas saem de casa para morarem sozinhos mais cedo, demoram mais tempo para casar, quando o fazem, evidenciando que estamos cortando os vínculos afetivos aos pouco.
Se considerarmos que: Um individuo sai da casa dos pais as 16 anos de idade, para trabalhar e ter sua vida, e vem a se casar aos 36 – 40 anos, podemos dizer