Admirável mundo novo ( livro )
Na obra o autor descreve uma sociedade do futuro na qual o
Estado tem o domínio total da vida dos indivíduos ponto de ser o grande pai e mãe de todos, num mundo onde são controlados as ações e os sentimentos das pessoas. Um controle da sociedade determinado bio-psico-socialmente. É perceptível que o objetivo do autor era tecer uma crítica aos instrumentos de dominação dos regimes totalitários emergentes naquele momento histórico e ao modelo fordista de produção industrial. Para conseguir tal façanha/ o mesmo imagina um sistema de produção de seres humanos/ geneticamente modificados em incubadoras especiais/ predestinados a determinadas condições sociais.
Um Mundo em que o Estado eleva sua vocação totalitária ao mais alto nível fazendo com que o indivíduo esteja condenado desde a concepção e habituado a não pensar por conta própria. Um indivíduo sem livre-arbítrio e sem consciência que se revela convenientemente adaptado às suas funções pré-determinadas e/ com base em tecnologias de condicionamento sente-se assim/ feliz.
O autor como homem de seu tempo foi de certo porta voz de um momento muito peculiar. A década de 1930 principalmente na Europa estava envolta num clima político bastante conflituoso. De um lado viam-se tomando forma as ideologias de governos autoritários como o fascismo e o comunismo responsáveis pelo