Considerações sobre o livro "Admirável mundo novo"
745 palavras
3 páginas
- Sentimento , paixões intrínsecas aos homens, despertadores de tantos males aos quais cita ao longo do livro como uma relembranças do Administrador: Guerras, os próprios atritos conjugais, atritos entre colegas de profissão mesmo, que geram diversos crimes ao homem, se concretizando em uma consequência de tirar a vida. Ou seja tudo que gera uma ação de tirar o princípio/valor (não sei definir e diferenciar), primordial pelo qual o homem teve de se organizar para não se tornar aniquilador de sua própria raça que fora a proteção do princípio da vida, esses geradores que os homens entendem como a liberdade de pensamento que é um outro principio pelo qual o Estado fora criado, seria esse gerador de conflitos(liberdade de pensamentos que são os sentimentos) que seriam os responsáveis por tais desagradáveis acontecimentos ao homem: não só as consequências físicas que os traziam: guerras, conflitos... Mais psicológicos: melancolia, sofrimento, dor... Queriam algo que sedasse isso, tirasse isso, o que não resultariam em um humano mais sim em um projeto de humano, que não seria ele próprio, pois ele só é ele constituído de todas essas peculiaridades, esses detalhes.
-Consciência de deveres e direitos direcionados a cada espécie. Cada qual com suas obrigações e direitos...
-Essa contradição entre o odiar e o não saber porque odiar, e se de fato odiava, remeteria a um conjunto de preceitos(firmações de ideias avulsas colocadas em sua mente, no caso sabia que odiava por seu semblante, mais não sabia o porque de ser por conta de seu semblante) formados em sua mente? Como a hipnopédica faz a seus indivíduos?
-No admirável mundo novo, tentaram reduzir o máximo de rituais e acontecimentos que poderiam ressaltar ainda mais a importância de sentimentos , ainda mais no caso de um casamento no qual seria o ápice do apego emocional, futuro gerador de conflitos.
-Tinha descoberto o Tempo, Morte e Deus:
Conceitos insanos por meio do Mundo criado por Huxley, porque? Acredito que