Resenha do livro Admirável Mundo Novo
KUNDERA, Milan. A Insustentável Leveza do Ser.
São Paulo – SP. Editora Schwarcz S.A. 2013.
REVERÊNCIA BIOGRAFICA
Nascido no seio da erudita família de classe-média do senhor Ludvik Kundera (1891-1971), um importante musicólogo e pianista, o cabeça da Academia Musical de Brno de 1948 à 1961. Kundera aprendeu a tocar piano com seu pai. Posteriormente, ele também estudou musicologia. Influências e referências musicológicas podem ser encontradas através de sua obra, a ponto de poder-se encontrar notas em pauta durante o texto.
Kundera completou a escola secundária em Brno, em 1948. Estudou literatura e estética na Faculdade de Artes da Universidade Charles, mas depois de dois períodos, transferiu-se para o curso de cinema da Academia de Artes Performáticas de Praga onde realizou suas primeiras leituras em produção de scrpits e direção cinematográfica.
Vive na França desde 1975, sendo cidadão francês desde 1980. Seus romances geralmente tratam de escolhas e decepções. Em seus livros é recorrente a crítica ao regime comunista e à posterior ocupação russa de seu país, em 1968, quando foi exilado e teve sua obra proibida na então Tchecoslováquia.
RESUMO DO LIVRO
Tereza é uma jovem que trabalha como garçonete em uma pequena cidade do interior da Tchecoslováquia, vivendo em uma família opressora, ela enxerga seu encontro com Thomas, um medico da capital, a oportunidade de ser feliz. Desistindo de sua vida pacata, Tereza parte para capital em busca do amor de Thomas.
Thomas é um medico de prestigio, divorciado e altamente promiscuo possuindo uma relação colorida com a artista Sabina na qual compartilham uma idêntica visão de mundo. No entanto a entrada de Tereza em sua vida provoca graves problemas em seu estilo de vida.
Sabina possui um dos mais requisitados ateliês de Praga, sendo uma mulher independente tanto financeiramente, como em todas as relações afetivas. Sofrendo de diversas crises existenciais, Sabina acaba