Resumo do Livro Admirável Mundo Novo
É um clássico sobre o domínio, o futuro e a liberdade. Narra um futuro sem famílias, democracias, cristianismo e arte. As pessoas são pré-condicionadas biologicamente e psicologicamente, uma sociedade organizada por castas, onde os indivíduos são antecipadamente determinados. A promiscuidade é a regra, cada um pertence a todos.
Matrimônio, pai e mãe são vistos como piadas. Há uma oposição do governante a tudo que for intenso ou muito prolongado. Os homens não têm esposas, nem filhos, nem amantes por quem possam sofrer emoções violentas.
O Estado proporcionava cinemas em que a plateia era conectada aos terminais sensoriais e acompanhavam os filmes conhecendo sensações, paladar e cheiros que saiam diretamente da tela.
Todos os problemas são resolvidos com o uso do SOMA, legalizados e distribuídos pelo governo, usados para aliviar depressão, frustração e dúvidas. O mundo agora é estável. As pessoas são felizes, têm o que desejam, o que não podem ter. As pessoas sentem-se bem, nunca adoecem e não têm medo da morte. A velhice é encarada com naturalidade. Transfusões de sangue jovem, metabolismo estimulado permanentemente, excreções internas mantidas artificialmente, preservação de doenças, tudo isso garante o prolongamento da vida.
A felicidade universal mantém as engrenagens em funcionamento regular. Não se pode ter uma civilização