Atividade individual cartéis
Em uma economia livre, com a presença de diversos produtores formando a concorrência imperfeita do Oligopólio, o preço dos produtos ou serviços de cada um dos ramos da economia é definido pela oferta e pela demanda existente. Dessa forma, este equilíbrio entre as necessidades de oferta dos produtores/prestadores de serviços e as necessidades da demanda dos consumidores determina o bem estar da sociedade como um todo.
Dentro deste contexto de economia livre, qualquer alteração da oferta, seja através da formação de novos preços ou da alteração da quantidade ofertada, causa prejuízos a esse bem estar, assim como à concorrência existente na economia. O cartel representa, assim, uma das maneiras de alteração da oferta, pois constitui a organização de produtores e/ou prestadores de serviços com produtos e/ou serviços idênticos ou similares, dentro de um setor da economia, que têm como principal objetivo estabelecer acordos que visem a maximização de seus lucros, em detrimento do bem estar dos consumidores.
Nos cartéis, os concorrentes elevam os preços do produto ou serviço acima do preço de mercado, determinando um preço mínimo a seu favor, e evitando assim, a concorrência real e imperfeita. Dessa forma, os consumidores têm que desembolsar maiores montantes pelo mesmo produto ou serviço, sem demais benefícios e etc.
Portanto, conforme mencionado anteriormente, estes acordos ocorrem em cenários onde existem muitos concorrentes com produtos e/ou serviços idênticos ou similares, que compõem o Oligopólio. Desta forma, são feitos os acordos para estabelecimento de preços ou mesmo de cotas de produção, com possível a redução da oferta, visando o controle do mercado e dos lucros.
Com a formação de cartéis o mercado pára de atuar como Oligopólio e passa a um estado de Monopólio, uma vez que os fornecedores se juntam para formar o preço de um produto, funcionando como apenas uma empresa.
Setores com maior incidência de cartéis
De acordo com o site