Titulo: atividade individual cartéis – perdas e danos dos cartéis
Titulo: Atividade Individual Cartéis – Perdas e Danos dos Cartéis
Disciplina: Introdução à Economia
INTRODUÇÃO
Uma das estratégias mais utilizadas por empresários que são donos de empresas especializadas na produção de bens cuja oferta é muito baixa e que são essenciais para a vivência das pessoas, o Cartel consiste num acordo que promove a junção das estratégias dos produtores para concentrar o mercado nas mãos deles, garantindo a maximização do lucro de suas empresas e, consequentemente, prejuízo para os consumidores.
SETORES COM MAIOR INCICÊNCIA DE CARTÉIS
Segundo a secretária, os setores com maior registros de cartéis são os de combustível e construção civil. Atualmente, há 300 investigações de cartel em curso na secretaria.
"Estamos limpando a casa para ter tempo e pessoal para cuidar dos bons casos", disse a diretora do Departamento de Proteção e Defesa Econômica do Ministério da Justiça, Ana Paula Martinez.
Empresas condenadas por cartel podem ser multadas em até 30% de seu faturamento. Os participantes do cartel também podem ter que pagar de 10% a 50% da multa imposta para a empresa. Se houver um processo criminal, podem também ser presos. Neste ano, 32 pessoas foram presas temporariamente.
A maior multa por cartel até agora foi de R$ 345 milhões por combinação de preços no setor de vergalhões de aço.
CONSEQUENCIAS DOS CARTÉIS PARA A ECONOMIA BRASILEIRA
O drama dos citricultores paulistas – esmagados pelo cartel dos produtores de suco de laranja é um capítulo importante para se discutir os rumos da economia brasileira e do direito econômico.
Durante muito tempo, o direito econômico procurou evitar excessos de concentração econômica que pudessem enfraquecer a outra parte: fornecedores ou competidores.
Nos anos 70, a Escola de Chicago – nos Estados Unidos – trouxe novos ingredientes de análise do tema. Partia do pressuposto que, com a flexibilidade dos capitais, com a terceirização de várias áreas de uma