matriz atividade individual cartel
Módulo: 2
Atividade: Individual
Título: Compreender e identificar casos de formação de cartel por meio da pesquisa sobre os aspectos regulatórios e legais que envolvem essa prática.
Introdução
O surgimento dos primeiros cartéis ocorreu no fim do século XIX quando as várias crises industriais e o livre jogo de mercado criaram grandes grupos industriais.
Estes grupos acabavam por absorver as pequenas empresas formando assim o que pode ser chamado de mercado monopolista.
Com poucos grupos empresariais na concorrência de mercado, a disputa acirrada deu lugar a grupos de empresas que se aliavam a fim de gerar mais lucros para si próprias prejudicando os consumidores finais.
Esta junção de empresas visando acordos que as beneficiassem ficou conhecida como cartel.
Em maio de 2013, um grande cartel, que ficou conhecido como Cartel do Metrô de São Paulo, envolvendo gigantes mundiais como Siemens, Bombardier, Alstom e Mitsui foi revelado ao governo brasileiro através de denúncias ao CADE (Conselho Administrativo de Defesa Econômica). Porém neste caso, o revelador do cartel foi a própria empresa Siemens que decidiu contribuir com as investigações em troca de punições menos rigorosas.
Principais características do cartel
O cartel é a união "secreta" de duas ou mais empresas do mesmo ramo a fim de combinar preços, produção, divisão de clientes e divisão de lucros. Com isso, as empresas participantes dos cartéis sabem exatamente quanto produzir e a que preço vender para maximizar seus lucros sem afetar as outras empresas do acordo mas prejudicando os consumidores finais. As empresas que não aceitam participar do cartel, acabam por serem sabotadas e seus donos muitas vezes são ameaçados.
Como efeito imediato, esta prática faz com que a entrada de novos concorrentes seja dificultada pois não haverá espaço para disputa de mercado já que todas as outras empresas todas se conhecem e têm um acordo entre si. Além disso, tira dos