livre comercio
O trabalho apresentado tem como objetivo o entendimento da realização da pratica do cartel e a importância do CADE tendo este a função de disciplinar o mercado a fim de estimular e defender o livre mercado. Pretende também enfatizar a teoria dos jogos como uma ferramenta para futuras ações empresarias competitivas com intuito de auxiliar na tomada de decisões impactantes em longo prazo.
Principais características do cartel
O Cartel trata se de um acordo no qual o objetivo das empresas envolvidas é a maximização de seus lucros e conseqüentemente um prejuízo para os consumidores no geral. Este acordo por sua vez envolve o controle de preços o que resulta no preço idêntico de venda das empresas envolvidas.
As empresas que formam um cartel mantém sua independência e individualidade, porem devem respeitar as regras estabelecidas, tais como: divisão do mercado e a manutenção do preço combinado. As principais características de um cartel são: controle do nível de produção e condições de venda; fixação e controle de preços; controle das fontes de matéria-prima; fixação da margem de lucro e divisão do mercado.
Importância do CADE
O CADE teve sua criação no ano de 1962, porem a sua importância passou a ser evidente anos depois. Por muito tempo o próprio estado fomentou e teve o controle do preço e produção o que acabava minimizando sua importância.
Com a estabilização da moeda provocada pelo Plano Real, com a globalização e o desenvolvimento tecnológico o CADE passou a ser vital para a política de defesa para a livre concorrência. A função principal do CADE é na verdade disciplinar o mercado eliminando assim o aumento arbitrário dos lucros. Na década de 90 passou a ser competência do CADE a prevenção e até mesmo a proibição de negociações que pudessem vir a causar prejuízos a ordem econômica. O CADE pretende assim a defesa da sociedade como um todo, defendendo que a livre concorrência é a forma mais eficaz de se regular o mercado. Uma