literatura1
PROFª Edna Prado
ROMANTISMO
I - CONTEXTO HISTÓRICO
O tema da aula de hoje é a Estética Romântica, é o Romantismo com letra maiúscula. E por que com letra maiúscula? Porque é importante distinguirmos o movimento literário do sentimento, da atitude espiritual, do modo de agir e pensar caracterizado pelo sonho e pela atitude emotiva diante das coisas. Esse comportamento romântico sempre existiu e vai existir – é atemporal. É neste sentido que falamos de um filme ou de uma música romântica. É o romantismo com letra minúscula. O que nos interessa neste curso é Romantismo enquanto estética, enquanto movimento literário.
O Romantismo teve início na Alemanha e na Inglaterra no final do século XVIII, passando pela França, e aos poucos se espalhou por toda
Europa de onde se difundiu para a América. O Romantismo permanece no cenário literário até por volta da primeira metade do século XIX, quando apareceram as primeiras manifestações realistas.
O contexto histórico do período marcou-se pelas disputas de poder e pelas revoluções, principalmente a Francesa, que consolidou a transferência do absolutismo para o liberalismo, ou seja, o poder que sempre esteve nas mãos da nobreza, da aristocracia é conquistado pela burguesia, que contava com o apoio do povo. Todo este contexto vai se refletir na produção literária romântica.
II – CARACTERÍSTICAS
A ascensão da burguesia, da chamada classe média, provoca uma alteração, um deslocamento do público consumidor da literatura, que até então era o nobre. No Romantismo quem lia era o burguês. A literatura tornou-se mais popular, com um caráter mais nacional.
Surgem os primeiros folhetins, espécie de precursores das nossas telenovelas. O leitor buscava na literatura uma forma de entretenimento. O Romantismo é considerado, por excelência, o movimento literário da burguesia.
A próxima imagem é considerada um dos símbolos do
Romantismo:
A liberdade guiando o povo, quadro de