Química Orgânica - Destilação Fracionada
Química Orgânica
QO 327
EXPERIMENTO 10:
DESTILAÇÃO FRACIONADA
Resumo
O experimento consistiu na obtenção de uma mistura azeotrópica a partir da destilação fracionada da mistura binária formada por n-hexano e tolueno (Anexo I). Sequencialmente, determinou-se a composição dos destilados através da comparação das medidas obtidas de densidade (utilizando um picnômetro calibrado) e de índice de refração com os valores referentes aos padrões. Os resultados obtidos das frações de destilado mostraram-se insuficientes na caracterização da mistura como azeotrópica ou não.
Introdução
Destilação é um método de separação baseado no fenômeno de equilíbrio líquido-vapor de misturas. Tal técnica é geralmente usada para remover um solvente de uma solução, purificar um líquido ou ainda separar os componentes de uma mistura de líquidos1.
Na destilação, a mistura a ser destilada é aquecida de forma que o líquido de menor ponto de ebulição seja vaporizado e sequencialmente condensado, retornando à fase líquida e sendo então chamado de destilado. Numa situação ideal, o componente de menor ponto de ebulição (mais volátil) é coletado em um recipiente enquanto que os demais componentes, de pontos de ebulição maiores, permanecem no balão original de destilação como resíduo. Os tipos mais comuns de destilação são: destilação simples, destilação fracionada, destilação a vácuo e destilação por arraste a vapor.
A destilação fracionada é usada para a separação de dois ou mais líquidos de diferentes pontos de ebulição, desde que essa diferença seja menor que 80 °C2. O esquema para uma destilação fracionada (Anexo II) contém uma coluna de fracionamento, que consiste essencialmente de um longo tubo vertical através do qual o vapor sobe e é parcialmente condensado. A coluna de fracionamento proporciona, nas condições de equilíbrio, uma grande superfície para o intercâmbio de calor entre o vapor ascendente e o condensado descendente. Assim sendo, uma