Literatura
Acepções usuais do termo literatura
Na Roma Antiga, as palavras literatura e gramática desfrutavam da mesma significação, justamente porque traduziam ambos o alfabeto; a primeira em e a segunda em grego.
Por esses motivos, gramático e literatos, eram considerados não só os que se interessaram pelo acurado estudo das formas vocabulares, mas também pela correcção e rectificação dos textos; interpretação minuciosa de um texto ou de uma palavra; feito os sábios alexandrinos, como também os que se aplicavam a solução das questões pertinentes ao belo, à critica dos modelos poéticos e enfim, a tudo que estivessem dentro de limites da estética e da ciência e artes literárias.
Hoje as acepções mais usadas que põem termo a literatura são:
Filosofia Literária:
Conjunto das obras literárias, a manifestação do engenho humano, expresso por meio das palavras faladas ou escritas; consideradas nas leis que regem a sua produção.
História Literária
O estudo das obras literária faladas ou escritas, de factos variáveis e individuais de um ou vários países.
Filosofia da História literária
Aplicação do estudo das leis ao estudo dos factos ou dos princípios gerais da ciência literária às manifestações particulares cm o fim de julga-las, tendo certo carácter crítico.
Arte literária
Leitura que em geral é a obra literária no sentido da bela-literatura, acrescida do alimento estético.
Definição da literatura
É o conjunto das produções do intelecto humano, falada ou escrita, que despertem o sentimento do belo pela perfeição da forma e pela excelência das ideias.
Objecto da literatura
É a obra literária genericamente falando, seria qualquer produção intelectual escrita ou falada.
Esteticamente, é a obra literária se provocar emoção. Na obra literária se distingue a matéria ou o conteúdo que são as ideias; e a forma ou o continente que é o estilo.
A arte literária se explica de preferência a forma, porque é por esta que a matéria adquire existência. Esta distinção é