Literatura
Resumo:O professor deverá ser um grande colaborador e mediador para que o aluno possa adquirir conhecimentos através da literatura infantil é de suma importância a criança ouvir historias, contos de fadas onde esses contos mexeram com a imaginação das crianças onde isso será trazido pela própria criança para sua realidade despertando suas fantasias seus anseios e desejos, além de ajudar na ampliação do seu vocábulo e na sua escrita.
É preciso que o professor saiba selecionar quais livros devem ser lidos para as crianças, pois muitas historias poderão ocasionar duvidas e medos ele devera criar estratégias de leituras que desperte o gosto de ler na criança, para que possa contribuir com o desenvolvimento emocional e cognitivo fazendo com que possa reforçar os laços afetivos da criança.
A criança desde cedo ira desenvolver o habito e o gosto pela leitura, onde essas leituras serão extremamente importantes para o desenvolvimento da aprendizagem. Mas para isso é preciso que o professor trabalhe de forma que venha abrangi todos os alunos sabendo escolher livros que desperte o gosto pela leitura na criança.
]PALAVRAS - CHAVES: Criança, literatura, professor, imaginação, desenvolvimento INTRODUÇÃO
A literatura infantil surgiu por volta do século XVIII, para supri a necessidades de uma nova sociedade onde passa a ver que a criança não compartilha os mesmos acontecimentos, fatos e necessidades que os adultos. Com essa mudança a criança passa a ser vista como um ser humano com necessidades e desejos próprias, onde será capaz de enfrentar a realidade que se espera, tendo assim a capacidade de provocar a emoção o prazer, a distração da criança, fazendo com que ela fantasie suas próprias emoções, seus desejos.
A literatura em si tem um grande significado no desenvolvimento da criança de diversas idades onde poderá surgir tanto de uma forma negativa como positiva.
Os