Ótimo site para festas
Há pouco menos de quinze anos, existiam poucos buffets especializados em festas infantis no Brasil. Atualmente, há aproximadamente 500 somente na cidade de São Paulo, concentrados principalmente em bairros como Moema e Itaim, porém com o crescimento do segmento, todas as regiões possuem buffets infantis, geralmente concentrados em bairros de classe média e alta.
O crescimento pode dar a impressão que se trata de um negócio de sucesso garantido. Mas, por se tratar de um investimento inicial, de em média R$ 500 mil é um negócio de alto risco e por isso algumas precauções precisam ser tomadas.
Como abrir o buffet
O primeiro passo é escolher um bom ponto. Bairros residenciais de classe média e classe média alta oferecem melhores oportunidades. Outra boa dica é procurar local com uma ou mais escolas nas proximidades. Em regiões que já têm um grande número de buffets, trata-se de uma faca de dois gumes: é um sinal que o bairro é favorável ao negócio, mas significa também uma concorrência maior.
É preciso iniciar os contatos com fornecedores antes mesmo de o buffet abrir as portas. É importante ter alguém de absoluta confiança - tanto em relação à qualidade quanto ao prazo - para produzir doces, salgadinhos e o bolo. Você tem a opção de fazê-los, existem empresas que vendem máquinas especializadas que fazem salgadinhos, caso contrário é necessário ter no mínimo três fornecedores para salgadinhos e dois para bolo. Geralmente os buffets já se equipam com cozinha onde preparam também os docinhos.
Também é necessário contatar empresas que loquem cenários e brinquedos. No início do negócio, provavelmente, a maior parte dos equipamentos será alugada, na maioria games e brinquedos eletrônicos. Com o tempo, o buffet vai adquirindo mais coisa, os brinquedos mais comuns como cama elástica, piscina de bolinhas e o kid-play