Literatura para o processo de ensino
Graduada em licenciatura em pedagogia pela Universidade de Uberaba – MG, Priscilla Vitória Veloso é vice-diretora na rede estadual de ensino. Em seu artigo, ela ressalta o valor da literatura no ensino e se baseia em várias referências bibliográficas fundamentando o que diz.
Veloso leva o leitor a uma retrospectiva histórica, tendo como ponto de partida, o surgimento da literatura no Brasil. Mostra como se dava o ensino no sistema jesuíta e as reformas no âmbito educacional, envolvendo o começo da produção literária no século XIX ao XX, neste último, com a inovação da literatura por Monteiro Lobato e suas críticas bem humoradas encantando a muitos até os dias atuais.
Percebe-se então que a autora tem como primordial objetivo enfatizar a introdução da literatura às crianças no processo de alfabetização, evidenciando que a leitura auxilia no processo de aquisição da escrita e da boa fala.
Como pedagoga, Priscilla Vitória Veloso descreve os estágios da leitura e os efeitos psicológicos positivos que esta traz. Desse modo ela sugere que todos os professores tenham formação inicial em literatura, para que sejam capazes de lidar com a produção literária nos mais variados aspectos, oportunizando a seus alunos novos rumos no aprendizado.
Em seu artigo, Veloso apresenta com propriedade os métodos de aprendizado, além de em vários momentos ressaltar a importância da literatura na educação. É relevante acrescentar que a literatura deve alcançar as mais diversas fases do ensino/aprendizagem do aluno, sendo igualmente importante dizer que assim como serve de auxilio na alfabetização de crianças, também o é evidenciar que servirá de suporte para os adultos na mesma situação. Uma sugestão para os alfabetizandos em fase adulta seria indicar leituras de revista