A LITERATURA INFANTIL NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NOS 1º ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL
O presente trabalho tem por objetivo analisar as contribuições da Literatura Infantil no processo de ensino-aprendizagem nas turmas de 1º anos das séries iniciais do Ensino Fundamental, que despertou em suas pesquisadoras o desejo ardente de compreender as dimensões que exaltam a literatura infantil como uma leitura direcionada para as crianças tanto da educação infantil quanto do ensino fundamental. Um recorte é feito nestas questões voltando-se totalmente para alunos que estão matriculados nos 1º anos das séries iniciais do ensino fundamental. Porque as pesquisadoras acreditam que são os anos mais importantes para fornecer base para uma educação de qualidade. A leitura está presente no cotidiano das pessoas, através dela se expressa sentimentos dos mais variados, retrata experiências vivenciadas e expõe opiniões de interesses políticos, sociais e econômicos. Por esse motivo, espera-se que a divulgação e a utilização da Literatura Infantil no âmbito escolar se deem de forma ampliada e que tanto a escola quantos os professores tenham o respeito necessário pelos livros literários voltados para o público infantil o quanto merecem.
. A pesquisa traz em seu bojo a relevância dos procedimentos metodológicos voltados para um cuidadoso estudo, pautado em informações de grande importância, sendo realizada através de fontes bibliográficas, consultas e revisões em livros e artigos, respaldando e garantindo a veracidade das informações constantes neste trabalho por meio de autores renomados, tais como: BENCINI, 2005, LAJOLO, 2010; SOUZA, 2010, FREIRE, 2011, dentre outros que contribuíram para sistematização e objetividade da proposta analisada. Trata-se de uma pesquisa que retrata uma abordagem qualitativa que decorre de forma particular nas ciências sociais.
O método utilizado foi o materialismo histórico dialético, respaldado por procedimento metodológico de abordagem qualitativa. O trabalho está dividido em dois capítulos que abordam a importância da