Literatura Modernismo
Trabalho de Literatura:
• Modernismo no Brasil – 1ª fase
• Modernismo no Brasil – 2ª fase
Nome: Tamara Torquato Ferreira Nº: 37 Série: 3ºF
Modernismo no Brasil – 1ª Fase
Quais os acontecimentos importantes que introduziram e influenciaram a realização da Semana de Arte Moderna?
A Primeira Semana de Arte Moderna iniciou-se na década de 20 e foi uma época de manifestações e rebeldia artística, inequivocamente de classe média. O período de 1922 a 1930 se caracteriza por definições no quadro político-partidário. O impacto da Revolução Russa, da economia mundial em colapso e do descontentamento social contra o Sistema Oligárquico influenciaram a Semana da Arte Moderna.
Momento Histórico e principais acontecimentos.
Um mês após a Semana de Arte Moderna inicia-se um período de convulsões sociais. Em meio a grave crise econômica acontece a eleição para Presidência da República. Trata-se de uma disputa por interesses e não por propostas diferentes de governo. Surge então descontentamento por parte da classe média, representada por militares. Influenciados pelos acontecimentos em outros cantos do mundo é fundado o PCB (Partido Comunista Brasileiro). O fim desse período acontece somente com a Revolução de 1930 e a ascensão de Getúlio Vargas ao poder.
.
Características do Modernismo no Brasil
No Modernismo Brasileiro o passado do país é exaltado, mas sem idealizações e com uma forma realista. Surge o interesse pelo índio verdadeiramente brasileiro, pela língua popular e são escritas paródias a obras anteriores. Cria-se então uma postura nacionalista crítica com o objetivo de causar um efeito de consciência nacional. Entretanto, surge também outro tipo de nacionalismo, o ufanista, utópico e exagerado, identificado com as correntes políticas da extrema direita. O nacionalismo crítico é identificado por exemplo no Manifesto da Poesia Pau-brasil e no Manifesto