Modernismo e pós-modernismo na literatura brasileira
Instituto de Letras e Comunicação
Faculdade de Comunicação Social
Disciplina de Teorias da Cultura e do Contemporâneo
A Literatura Pós-Moderna em contraponto com a Literatura Moderna
SUÉLEM MENINÉA
LEANDRO PLATILHA
Belém, PA - 2011
Introdução:
Segundo Perry Anderson, em seu livro "As Origens da Pós-Modernidade" (1999), a utilização do termo pós-modernismo foi utilizada pela primeira vez por Frederico de Onís, na década de 1930. Porém, o conceito consolidou-se após a publicação da obra de Jean-François Lyotard: “A Condição Pós-Moderna” (1979).
Entendia-se por Pós-Modernismo as mudanças da cultura, da sociedade etc. que surgiram a partir do pós-II Guerra Mundial, onde ocorre um declínio do modernismo e o surgimento novas ideologias o negam. Dentre as principais características do pós-modernismo estão a perda da historicidade e o fim da “grande narrativa”, o esmaecimento da fronteira entre a cultura de massa e da cultura de elite e a ruptura da prática de apropriação e citação de obras do passado, forte característica literária do modernismo.
No campo da Literatura contemporânea identificam-se fortes marcas de produções literárias com características da pós-modernidade. O presente trabalho objetiva identificar tais características pós-modernas no campo da literatura em prosa em contraponto com as características da literatura moderna. Para realizar essa identificação, será utilizada como objeto de análise a literatura brasileira, e tomadas como exemplo obras de Érico Veríssimo e Luis Fernando Veríssimo.
Inicialmente será discutido o conceito de modernismo e pós-modernismo e suas principais características, em seguida será feita uma revisão de literatura, onde serão apontados os principais autores que discutem o tema e seus respectivos estudos que mostrem suas opiniões a respeito do pós-modernismo observado através do campo da literatura.
* O Modernismo e o Pós-Modernismo: Conceitos e características Segundo