literatura infantil
Sabemos que a leitura é indispensável na formação crítica do ser humano, bem como na formação intelectual. E como atualmente vivemos na era da tecnologia, acreditamos que o interesse das crianças pela leitura de livros impressos é bem menor. Mas se ela for inserida, desde cedo e de forma interessante, no mundo da leitura, pode ser que o professor consiga criar leitores críticos em sala de aula.
Vemos que essa não será uma tarefa fácil para os professores atuais e futuros, pois inserir a leitura da literatura infantil desde cedo para as crianças, mostrá-la como entretenimento, como prazer, requerendo, portanto, recursos e metodologias que possibilitem instigá-las a querer entrar no universo da imaginação.
É no ensino fundamental que o aluno vai efetivar sua aprendizagem em relação à leitura propriamente dita, e, questionamos, por que não inserir a literatura infantil como aliada nessa construção de conhecimento de uma maneira bem lúdica, incentivando o prazer por ler. A concepção de muitos professores, em ralação ao caráter lúdico da literatura infantil, termina por se perder no ensino fundamental, uma vez que os mais valorizados passam a ser os conteúdos programáticos.
Atualmente, existem muitas dificuldades e problemas com a produção de leitura por parte dos educadores por encontrarem limitações no contexto escolar, e por isso não se sentem estimulados a incentivar a leitura, devido às deficiências em meio ao processo de ensino-aprendizagem.
A literatura infantil, sem dúvida, é recurso que vai estimular o gosto pela leitura bem como contribuir para a formação crítica do leitor,