Literatura Infantil
POLO: SOROCABA MÓDULO: 5.2 LITERATURA INFANTIL
LÚCIA MARIA DA ROCHA BATISTA POLO SOROCABA
Na literatura infantil contemporânea, ela tem que ser doce e ao mesmo tempo útil, atendendo a demanda histórica de todas as crianças.
O lado doce é fazer com que a criança possa se deleitar entreter e educar e com isso a criança possa aproximar cada vez mais dos livros.
Ela também pode ser doce porque trabalha com o mundo mágico através dos contos, fábulas e lendas, fazendo com que a criança viagem no mundo fantástico cheio de aventuras, e com a certeza que tudo tem um final feliz.
O lado doce acontece também na hora de dormir, quando no passado onde momentos de intimidades e de partilha aconteciam entre pais/avós e filhos, no qual o conto de fadas ou as histórias de encantar tinham um papel em destaque. Recordar estes momentos trás as memórias de muitos de nós boas e gratas recordações dos nossos contos preferidos, que noite após noite, nos eram repetidos pela voz doce dos pais e avós até o sono chegar.
Já o lado útil a criança adquiri vivências e experiências que fazem evoluir como ser humano adquirindo maturidade que lhe permite dar sentido a vida.
As histórias podem ser úteis porque enriquece o vocabulário infantil, amplia seu mundo de ideias e conhecimentos desenvolvendo na criança a linguagem e o pensamento.
Também é útil por as histórias favorecer um poderoso recurso de estimulação do desenvolvimento psicológico e moral que pode ser utilizado como recurso auxiliar da manutenção da saúde mental do indivíduo em crescimento. Além de facilitar a adaptação da criança ao meio ambiente, pela incorporação de valores sociais e morais que ela capta da vida dos personagens.
Ler e contar histórias são duas coisas diferentes, porém ambas muito importantes. Já que contar histórias é a mais antiga das artes por sua vez, explicita o valor da cultura oral. Por ser transmitida de geração em geração sem seguir um padrão, por isso as narrativas