Literatura infantil
1. O QUE É LITERATURA INFANTIL E QUAL A SUA IMPORTÂNCIA?
Literatura, segundo dicionário Michaelis online, significa “arte de compor escritos, em prosa ou em verso (...)”, logo vemos que a literatura é atividade criada pelo homem, que por causa da necessidade de se comunicar, foi com o tempo, criando formas de se expressar diante do mundo.
A Literatura infantil é uma modalidade de expressão que não possui limites definidos, muitos estudiosos tentaram conceituá-la, mas as significações e complexidade existente nesta modalidade tornam dificultoso o encontro de um termo único como definição. (Poente e Silva, 2010)
Este tipo de escrita é o que mais se aproxima do mundo de fantasia criado pela criança, e além de ser uma forma de recreação, ela consegue passar valores humanos, éticos, e colaboram para a formação estética, psicológica e lingüística, da criança, através de recursos como estímulos visuais, fônicos, muitas cores, personagens que encarnam o maravilhoso que geralmente são animais ou dotados com poderes sobrenaturais. É uma leitura de fácil entendimento, com vocabulário simples e com temas de interesse das crianças (o que não significa ser escrita especialmente para elas). (Poente e Silva, 2010)
Os livros de literatura infantil trazem o mágico, e é através das histórias que as crianças vão descobrindo mundos novos, cheios de encantamento, mistérios. Essa fantasia presente nas histórias faz com que a criança aprenda a interpretar e assimilar a realidade, pois dentro da leitura ela passa por sentimentos que as fazem rir, chorar, ter medo, se satisfazer, e começa a se preparar para obstáculos futuros da vida. Além disso, os sentimentos, conflito e emoções contidas em uma história infantil, ampliam a percepção de tempo e espaço e desenvolvem a reflexão. (Poente e Silva, 2010)
Ouvir histórias é viver um momento de