Os vírus
Os vírus são considerados partículas ou fragmentos que só se manifestam quando parasitam células vivas. São considerados seres vivos mesmo não apresentando organização celular e reproduzindo-se somente quando estão no interior de uma célula hospedeira, que é destruída quando seu ciclo de reprodução se completa.
Estrutura dos vírus
Os vírus são basicamente formados por um envoltório ou cápsula protéica, onde está abrigado o material genético. O material genético do vírus pode ser uma molécula de acido nucléico de DNA ou RNA, nunca dos dois juntos, como ocorre nos outros seres vivos. São extremamente pequenos e sendo visíveis apenas ao microscópio eletrônico.
Reprodução dos vírus
No processo de reprodução o vírus adere à célula-alvo e introduz o ácido nucléico no citoplasma da mesma. O material introduzido na célula pelo vírus se multiplica e forma novas cápsulas protéicas. O material genético viral é encapsulado e a célula-alvo é então destruída, liberando para o meio os vírus formados.
Vírus bacteriófagos
O bacteriófago é um tio muito especial de vírus que tem recebido a atenção dos cientistas modernos. Embora sejam inofensivos aos animais superiores são terríveis destruidores de certas cepas bacterianas. O bacteriófago T2, por exemplo, é um implacável parasita da Escherichia coli, bactéria comumente encontrada no intestino humano, às vezes causando diarréias.
Doenças causadas por vírus
Uma única doença pode ser causada por mais de um vírus e um só vírus pode provocar diversas manifestações clínicas.
Caxumba: Consiste em uma doença transmissível que causa a inflamação das glândulas parótidas. O vírus é transmitido através de gotículas de saliva. Ocorre com maior freqüência em crianças; entretanto pode trazer complicações a adultos principalmente do sexo masculino, causando, às vezes, a esterilidade. A imunização é definitiva contra a caxumba.
Poliomielite: Doença muito grave causada por polivírus; tem maior ocorrência