Literatura infantil individual
A Literatura Infantil é a arte de usar as palavras como linguagem expressiva.
A história que eu escolhi é: A Lebre e a Raposa pois ela é uma história infantil que pode ampliar a aprendizagem da criança e demonstrar que não devemos confiar desconfiando. Que devemos ter cuidado com os estranhos.
2 Literatura infantil
Percebo que a Literatura Infantil é muito importante para criança e que a criança consegue aprender através do lúdico das histórias.
A criança é capaz de associar com ajuda do contador de história a realidade com a ludicidade.
Entretanto, devemos ter cautela ao escolher o livro se é de acordo com a faixa etária da criança. Gladis Elisa Pereira da Silva Kaercher (Professora adjunta do departamento de Estudos especializado Faculdade de Educação – Universidade Federal do Rio Grande do Sul.)
Separados por faixas etárias a literatura infantil pode ser usada de diferentes formas em cada fase. Aos três anos, a criança, nessa fase prende-se ao movimento, ao conteúdo do que é contado, prestando atenção ao movimento de fantoches. As histórias devem ser curtas e rápidas.
A segunda fase e de 3 anos aos 6 anos de idade é a fase do “conte outra vez” as crianças gostam de ouvir várias vezes a mesma história rápidas, com poucas personagens e com muitas gravuras coloridas.
O contato das crianças com os livros e as histórias são essenciais.
As crianças por si só observam o mundo a sua volta.
O aprendizado da linguagem também faz parte do mesmo processo de compreensão dos símbolos das palavras que representam todas as coisas do mundo real e podem servir para traduzir o mundo imaginário. Na criação da fala e da linguagem, brincando com essa maravilhosa capacidade de designar é como se o espírito estivesse constantemente saltando entre a matéria a e as coisas pensadas. Por de traz de toda expressão abstrata se oculta uma metáfora, e toda metáfora são jogos de palavras. Assim ao dar expressão à vida o homem cria um outro mundo poético, ao lado da