Trabalho individual 1 semestre 2015 - A literatura na educação infantil
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO 7
4 REFERÊNCIAS 8
1 INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem por objetivo reconhecer a importância e a função didática e lúdica da literatura infantil para o desenvolvimento cognitivo da criança, e incentivar a formação do hábito de leitura na idade em que todos os hábitos se formam, isto é, na infância. A literatura infantil é um caminho que leva a criança a desenvolver a imaginação, emoções e sentimentos de forma prazerosa e significativa. Ao lermos para uma criança na educação infantil, mesmo ela ainda não sendo alfabetizada, estamos de forma direta influenciando ao hábito da leitura ou ainda mais, estamos inserindo-a em um mundo imaginário, elevando-a a uma cultura subjetivamente instigante. Portanto, a história escolhida pra mostrar essa importância foi a do Camilão o comilão, da autora Ana Maria Machado.
2 DESENVOLVIMENTO
Quanto mais antiga a literatura, mais próxima da criança está através de sua fantasia e de seu imaginário, é neste momento que a criança confunde a fantasia com a realidade. A literatura clássica oferece um campo maravilhoso para adaptações e simplicidade na vida da criança, por esse motivo a criança se encanta mais com os contos clássicos. Porém, o professor tem que saber trabalhar com os contos, tradicionais e também com os atuais, pois, desta forma, a imaginação, que é uma característica essencial no desenvolvimento cognitivo da criança para sua formação humana, será bem desenvolvida, proporcionando uma capacidade intelectual para resolver melhor seus problemas futuros.
O que seria esse desenvolvimento cognitivo? O desenvolvimento cognitivo é um processo interno, mas pode ser observado e "medido" através das ações e verbalização da criança. Quem explica bem esse desenvolvimento é Piaget, sobre o desenvolvimento cognitivo, ele o classifica em quatro etapas: Sensório Motor (0