Literatura Infantil Brasileira
Componente Curricular: Projeto e Conteúdo;
Aplicador: Marcus Tavares;
Educandos: Caio Victor, Danilo Souza, Felipe Corvelo e Lohaine Moraes.
Dia Nacional da Literatura Infantil
O Dia Nacional do Livro Infantil foi instituído em 2002, ano em que foi criada a Lei 10.402/02.
Comemorado no dia 18 de abril, no aniversário de Monteiro Lobato como uma homenagem, um revolucionário da industria literária ao criar livros que aguçaram a imaginação das crianças. Ele também é considerado o maior escritor dessa categoria no país. Semana da literatura infantil brasileira A semana da literatura infantil brasileira não é oficial, é apenas uma semana feita para incentivar os adultos ao ato de ler para suas crianças, algumas faculdades como a PUC promove oficinais para escolas publica do fundamental I para auxiliar e o mais importante incentivar as crianças. O que é literatura infantil
São livros voltados para o público infantil, muitas vezes com o intuito de estimular a imaginação e apresenta uma linguagem mais fluida e de fácil intendimento. Já que o público dessa literatura são pessoas que estão aprendendo a ler e iniciando o hábito da leitura. Autores mais conhecidos:
Existem muitos autores de prestígio que trabalham nesse meio um dos mais conhecidos é Monteiro Lobato, já que sua obra “Reinações de narizinho” foi utilizada em várias plataformas de mídia como o áudio visual. Existem muitos outros que inclusive foram premiados internacionalmente como Ziraldo, autor de o “Menino Maluquinho” e Ana Maria Machado autora de “Bisa Bia Bisa Bel”. Prêmios:
● Prêmio FNLIJ(Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil): e como dá para perceber, premia anualmente as melhores obras desse meio.
Premiados:
Chapeuzinho Amarelo (1998) Chico Buarque
O Menino Maluquinho Ziraldo
Bisa Bia Bisa Bel (1982) Ana Maria Machado
Uni Duni Tê (1982) Angela Lago
A fada Que