Literatura afro brasileira
Panorama Da Literatura Afro-Brasileira *
Edimilson de Almeida Pereira
Neste panorama da Literatura Afro-brasileira abordaremos autores, autoras e obras dos séculos XVIII, XIX e a primeira metade do século XX.
Vamos considerar, inicialmente, os aspectos do texto panorâmico e o debate em torno da expressão Lieratura Afro-brasileira.
O texto panorâmico se caracteriza pelo seu didatismo e pelas suas limitações. O didatismo, aqui, tem por objetivo apresentar ao leitor a organização da Literatura Afro-brasileira seguindo a cronologia de vida dos autores. As limitações do texto panorâmico decorrem da apreciação horizontal dos assuntos (que não são analisados em detalhes), da dimensão restrita do próprio texto (que se opõe ao longo período histórico-literário a ser comentado) e da interferência do articulista (que ao selecionar alguns autores e obras estará, automaticamente, excluindo outros autores e obras).
O debate em torno da expressão Literatura Afro-brasileira vem crescendo com o intercâmbio entre autores, críticos e público atraídos por essa linha de criação literária. Dentre os diversos critérios que têm sido empregados para defini-la, citamos o critério étnico (que vincula o obra à origem negra ou mestiça do autor) e o critério temático (que identifica o conteúdo de procedência afro-brasileira como caracterizador da Literatura Afrobrasileira).
Mas, ambos os critérios parecem pouco abrangentes, principalmente quando: observamos o fato de possuirmos, ao longo de nossa formação literária, negros e mestiços escrevendo de acordo com padrões clássicos vindos da Europa, e também autores não-negros escrevendo sobre temas de interesse dos afro-brasileiros, tais como a escravidão, revoltas quilombolas e preconceito racial.
A utilização sumária dos critérios étnico e temático para definir a
Literatura Afro-brasileira impõe uma censura prévia aos autores negros e não negros. Julgamos que é preciso buscar